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07/08/202522/12/2022
Por redação AIoT Brasil
O mercado de tablets fechou o terceiro trimestre de 2022 com queda de 33% em relação ao mesmo período de 2021. Entre julho e setembro desse ano, foram comercializados 557 mil tablets, dos quais 375 mil foram para o varejo e 182 mil para o corporativo – quedas de 20% e 50%, respectivamente. As informações fazem parte do IDC Personal Computing Devices Tracker Q3 2022, realizado pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.
Segundo Reinaldo Sakis, gerente de Pesquisa e Consultoria de Consumer Devices da IDC Brasil, o grande destaque positivo, foi em relação ao Large Business, que representou 80 mil unidades. Com relação ao varejo, a IDC atribui a baixa nas vendas às questões econômicas do país, como, por exemplo, a alta da inflação, que reduz consideravelmente o poder de compra da população.
O preço médio dos tablets no terceiro trimestre de 2022 ficou cerca de 32% maior, em torno de R$ 1.415. Já a receita diminuiu 12% na comparação ano a ano, chegando a R$ 788 milhões.
Essa queda também ocorreu no 2º trimestre, onde foram vendidos 543 mil tablets, resultado 29% menor do que no mesmo período de 2021. Do total, 186 mil aparelhos foram para o varejo e 357 mil para o corporativo.
A expectativa é que as vendas no varejo, no quarto trimestre, mantenham um patamar similar ao do terceiro com pequena melhora, mas ainda abaixo do registrado em 2021.
Já no segmento B2B, a perspectiva é de retração ainda mais forte, principalmente no setor da educação, já que a demanda vem do setor público e a possível mudança na agenda de investimento do governo deve reduzir o volume de recursos destinados ao segmento.
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