IA deve se tornar obrigatória na formação de professores
Conselho Nacional de Educação está criando as primeiras diretrizes para o uso da tecnologia no ensino no Brasil
31/07/202501/12/2023
Por redação AIoT Brasil
O Senac EAD anunciou o lançamento dos cursos de pós-graduação Tecnologias na Era Digital, Internet das Coisas e Inteligência Artificial na Estratégia dos Negócios, com foco nas demandas da indústria 5.0. Os três programas serão ministrados durante 12 meses, com carga horária total de 360 horas, e as inscrições podem ser feitas na área de pós no portal da instituição, que há 10 anos começou a oferecer educação à distância.
Na área de Tecnologias na Era Digital, o aluno poderá aprimorar os conhecimentos relacionados a metaverso, ecossistemas de big data que suportam recursos de realidade virtual e blockchain e tecnologias envolvidas na transformação digital e na inovação das empresas mais avançadas, a fim de desenvolver soluções compatíveis com as necessidades específicas do negócio.
No curso de Internet das Coisas, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc), a grade curricular inclui a interconexão de dispositivos inteligentes, desde os seus fundamentos e componentes até conectividade, segurança, análise de dados e modelos de negócios. Além disso, será mostrado como gerenciar práticas de acordo com as estratégias de Environmental, Social and Governance (ESG) das empresas, relacionadas à gestão responsável.
A pós em Inteligência Artificial na Estratégia dos Negócios, por sua vez, aborda a aplicação de ferramentas e técnicas de programação na construção de dashboards para gerar insights que permitam a tomada de decisão baseada em dados (data-driven), para potencializar os resultados da empresa. Também serão ensinados os principais conceitos de governança corporativa e digital e o desenvolvimento de indicadores mensuráveis e algoritmos preditivos.
De acordo com o Senac, a indústria 5.0 é um modelo de administração que supre algumas das lacunas identificadas na indústria 4.0 e propõe a necessidade de considerar, também, o bem-estar das pessoas e a proteção do meio ambiente. Essa nova abordagem destaca a relevância da colaboração entre humanos e sistemas ciberfísicos, produção mais flexível, personalização avançada, rápida adaptação à mudança e inteligência distribuída entre as pessoas e as ferramentas tecnológicas.
#EAD#educação à distância#Indústria 5.0#inteligência artificial#internet das coisas#pós em IA#pós em IoT#senac
Conselho Nacional de Educação está criando as primeiras diretrizes para o uso da tecnologia no ensino no Brasil
31/07/2025Evento realizado na Suíça premiou equipe que desenvolveu dois robôs para resgate de pessoas em desastres naturais
18/07/2025Programa inédito terá carga total de 360 horas e duração de até 24 meses, com aulas online e ênfase na elaboração de políticas públicas
17/07/2025