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Por redação AIoT
Com recursos de inteligência artificial e business intelligence, a Price Survey, uma startup com escritórios em São Paulo e Belo Horizonte, está ajudando grandes clientes a definir preços e faixas de concorrência e a entender melhor o mercado. Para isso, combina métodos convencionais de coleta de dados em campo com ferramentas de análise que utilizam essas tecnologias para criar métricas, relatórios gerenciais, mapas de calor e tabelas dinâmicas que permitem criar estratégias de precificação.
Entre os clientes que utilizam o serviço, a Price Survey destaca a Saint-Gobain, da área de construção leve e dona da marca Quartzolit, que encomendou uma pesquisa de campo no varejo e na indústria. Com mais de 12 mil funcionários, 58 fábricas no Brasil, 52 centros de distribuição, três mineradoras, 78 lojas, seis escritórios e um centro de P&D, a Saint-Gobain conseguiu mapear oportunidades e expandir suas vendas, de acordo com a Price Survey.
No estudo, foram mobilizados 1.600 pesquisadores, chamados de “pricers”, que coletaram dados de 350 mil produtos em mais de 6.500 lojas por todo o país e obtiveram uma recompensa de R$ 368 mil pelo trabalho. “A tecnologia foi uma importante aliada nessa pesquisa”, disse Tábata Eberl Bandolin, gerente de relacionamento com o cliente da Saint-Gobain. “A agilidade em tomar decisões aumenta muito e os dados permitem um approach real do mercado”, acrescentou.
Para a Lider Interiores, do setor de movelaria, a Price Survey fez um projeto semelhante no ano passado, com quase 2 mil itens pesquisados em 119 PDVs. “Nosso objetivo era ter uma visão macro dos concorrentes e dos preços dos principais produtos. Foi uma grande surpresa quando entendemos o tamanho da operação e a forma de concluir essa pesquisa”, explicou Edson Carvalho, da Lider.
Segundo a Price, o recrutamento dos pesquisadores é feito por aplicativo, assim como a realização das pesquisas, o que torna o processo mais ágil. A partir da definição do escopo da pesquisa, a equipe inicia as visitas aos estabelecimentos e coletam os dados de acordo com a demanda do cliente. Posteriormente, as informações são projetadas e analisadas com IA, para a elaboração da política de preços compatível com os objetivos da empresa, com base nas práticas de mercado.
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