Avanço da IA leva jovens a buscarem profissões “práticas”
À medida que a tecnologia elimina empregos, cresce a procura por especializações em áreas nas quais o trabalho humano é insubstituível
04/12/202526/07/2022

Por redação AIoT Brasil
Desistências, atrasos ou falta de respostas com candidatos após o processo seletivo são um dos maiores desafios das empresas que buscam profissionais de tecnologia atualmente. Estudo realizado pela GeekHunter, startup de recrutamento de pessoas desenvolvedoras de software e cientistas de dados, mostra que esses são os maiores problemas apontados por 62,7% dos recrutadores. Além disso, o processo de várias etapas e os testes técnicos complexos são alguns dos motivos pelos quais os candidatos desistem das vagas.
“É evidente que a escassez desses profissionais e, ao mesmo tempo, a alta demanda do mercado faz com que sejam as empresas a correrem atrás deste perfil. Manter o candidato engajado em um processo seletivo até o aceite da proposta é mais uma barreira a ser superada, que vai além do RH e envolve todo o time de gestão e tecnologia”, disse Karina Matheus dos Santos, coordenadora de People na GeekHunter.

Um dos motivos da perda de um candidato vai desde a falta de atratividade das vagas até o longo processo seletivo de mais de 60 dias e os testes técnicos complexos que exigem muito tempo e energia dos profissionais. De acordo com a pesquisa, a maioria das empresas (46,8%) leva de 31 a 60 dias para contratar um desenvolvedor, 31,9% contrata em menos de um mês, 14,9% entre 61 a 90 dias e 6,4% acima de 3 meses.
Além das questões internas, as empresas enfrentam fatores externos, como a concorrência de salários de grandes empresas nacionais e internacionais, com 25,2% dos entrevistados afirmando ser um grande obstáculo para atrair desenvolvedores. Já 15,7% acham difícil encontrar alguém com as habilidades certas para dominar as vagas e 14,7% acham difícil ter experiência em tempo integral e em nível gerencial.
O processo de seleção geralmente inclui uma entrevista entre etapas para comparar as expectativas da corporação com a adequação cultural. De acordo com Karina, a melhoria na atratividade da vaga e a validação técnica aumentaram em 96% o percentual de candidatos que aceitaram participar do processo pela própria GeekHunter, onde mais de 57% tiveram entrevista técnica e 7% aceitaram a proposta.
“Estamos vivendo uma alta competitividade de mercado e se as companhias não melhorarem seus processos seletivos como um todo, atraindo e engajando perfis adequados às vagas, no médio e longo prazo, podem gerar impactos e custos adicionais que afetam os resultados”, relatou a profissional.
#GeekHunter#pesquisa#processo seletivo#recrutamento#startup

À medida que a tecnologia elimina empregos, cresce a procura por especializações em áreas nas quais o trabalho humano é insubstituível
04/12/2025
Índice criado pelo MIT também calculou que esses empregos correspondem a até US$ 1,2 trilhão em salários em setores como RH, finanças e saúde
02/12/2025
Sofisticação de fraudes demanda que recrutadores reforcem seus protocolos de verificação e acende a luz vermelha para os profissionais de RH
18/11/2025