Governo de Portugal dá 750 euros a quem fizer um curso de IA
Prazo de candidatura foi prorrogado até 31 de dezembro e benefício é concedido também a profissionais brasileiros
01/10/202529/01/2024
Por redação AIoT Brasil
A Microsoft anunciou uma parceria com a edtech de inclusão digital brasileira SoulCode Academy, com o objetivo de lançar um programa de treinamento intensivo que abordará conceitos de nuvem e inteligência artificial, dirigido a pessoas com deficiência. O bootcamp será inteiramente online e gratuito, com inscrições abertas até 7 de março, neste link.
A iniciativa faz parte do hub Microsoft Conecta+, que reúne todos os programas de capacitação e recapacitação gratuitos mantidos pela empresa, entre os quais o Microsoft Reactor, exclusivo para mulheres, além de cursos da Escola do Trabalhador 4.0, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, e trilhas de aprendizagem do LinkedIn Learning. Na primeira etapa desse novo treinamento com a SoulCode estão sendo oferecidas 30 vagas e, depois da conclusão, os participantes terão a possibilidade de serem contratados pela Microsoft.
As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira em período integral, das 8h às 18h, durante aproximadamente 12 semanas. Além da formação técnica, a capacitação prevê mentoria com profissionais da Microsoft, desenvolvimento de habilidades comportamentais e uma hora de aula de inglês diariamente, por meio da plataforma Tech English, especializada em linguagem de tecnologia da informação.
Cristiane Carvalho, diretora de recursos humanos da Microsoft Brasil, disse que a parceria com a SoulCode está em linha com o objetivo da empresa de capacitar um número maior de profissionais de tecnologia. Ela destaca ainda a importância da inclusão e da diversidade nas empresas, a fim de incorporar diferentes perspectivas para o negócio e inovar a partir de experiências individuais.
A SoulCode, por sua vez, informou que já registra mais de 100 mil pessoas em sua plataforma de educação digital e cerca de 2 mil profissionais participaram de bootcamps imersivos e conseguiram emprego. Em relação à diversidade, a edtech disse que o grupo tem idade entre 18 e 66 anos, 52% são mulheres, 35% LGBTQIA+, 14% pessoas com deficiência, 49% autodeclarados pretos e pardos e 3% orientais.
Carmela Borst, sócia-fundadora e CEO da SoulCode, também destacou a importância da aliança com a Microsoft: “Para nós, é uma honra e uma grande responsabilidade fazer essa parceria com o propósito de capacitar pessoas com deficiência em tecnologia e aumentar suas chances de empregabilidade”, disse.
#bootcamp#capacitação#diversidade#edtech#gratuito#inclusão#inclusão digital#inteligência artificial#LinkedIn Learning#Microsoft Conecta+
Prazo de candidatura foi prorrogado até 31 de dezembro e benefício é concedido também a profissionais brasileiros
01/10/2025Alunos certificados estarão elegíveis para participar do Innovation Challenge Hackathon, que terá prêmios de até US$ 10 mil
22/09/2025Treinamento para 200 mil pessoas e um conjunto de serviços para o setor público são algumas das novidades anunciadas pela plataforma
15/09/2025