Netflix usa IA generativa pela primeira vez em série de TV
Executivo da plataforma de streaming disse que o objetivo é produzir programas melhores com orçamentos mais baixos
24/07/202516/01/2024
Por Daniel dos Santos
Se você pretende cair na folia nos bloquinhos de rua este ano, saiba que seu carnaval poderá ser embalado pela inteligência artificial. É que a música “Carnaval da Selfie”, criada em 7 de janeiro e que já atingiu mais de 10.000 ouvintes, em plataformas como Spotify, Amazon e TikTok e Apple Music, além de ser uma das mais ouvidas em 3 rádios online), é obra de uma IA.
“Estava escolhendo qual tecnologia colocar no projeto JAX para geração de música e durante as pesquisas entre diversas plataformas encontrei a Suno. Este serviço passou a criar músicas em português no final de 2023”, conta o desenvolvedor Alessandro Faria (mais conhecido como Cabelo), fundador da startup Oiti.
Cabelo é o criador da JAX (Just Artificial Intelligence Extended), distribuição Linux gratuita baseada no openSUSE, com IA pré-instalada e que tem como objetivo democratizar o acesso à inteligência artificial no Brasil.
“Com o uso da IA, levei 20 minutos para criar a música. Qualquer um pode criar nesta plataforma. Você pode pedir para a IA criar a música com base no prompt ou escrever o verso e o refrão. Eu pedi uma música com o enredo ‘pessoas tirando selfie no carnaval com ritmo pop com carnaval’ e assim surgiu a canção”, explica.
Em sua primeira experiência musical, o desenvolvedor não acredita que a IA vai substituir os músicos, mas aposta na criação cada vez mais comum de músicas com o uso de inteligência artificial. “Música é arte. Mas quando alguém acertar na geração de um ritmo com uso de IA, pode viralizar e ser um sucesso. E isso deve acontecer várias vezes”, afirma.
Para ouvir “Carnaval da Selfie”, basta clicar aqui.
#Amazon Music#Apple Music#carnaval#Carnaval da Selfie#IA#JAX#Linux#música#selfie#Spotify
Executivo da plataforma de streaming disse que o objetivo é produzir programas melhores com orçamentos mais baixos
24/07/2025The Velvet Sundown muda a biografia na plataforma e admite que o projeto representa uma “provocação artística contínua”
10/07/2025Poder Vocal foi desenvolvido por Renato Herédia (único brasileiro a ter estudado diretamente com o professor de Stevie Wonder e Michael Jackson), que tem alunos famosos como Marcos Mion, da Globo, e Tom Gil, empresário do Sepultura´
20/06/2025