“Não confie cegamente na IA”, recomenda o CEO do Google
Sundar Pichai disse que mesmo os modelos de IA de ponta são sujeitos a erro e o melhor é utilizá-los em conjunto com outras ferramentas
21/11/202515/03/2021

Por redação AIoT Brasil
Um encontro oficial com as comunidades técnicas de TI de todo o Brasil para analisar as tendências da transformação digital: assim é definida pela IBM a quarta edição do Talk’n’Labs, realizado dias 16 e 17 de março, 100% online e gratuita (e quem não pôde ver ao vivo pode conferir o replay online). Vários especialistas da empresa participam de painéis moderados por Virgínia Fernandes e Camila Laranjeira, respectivamente, doutora e mestra em ciência da computação, fundadoras do canal Peixe Babel, no YouTube, que tem 80 mil inscritos e mais de 2 milhões de visualizações.
O primeiro dia foi dedicado à trilha Cloud, para a discussão das tecnologias de computação na nuvem, multinuvem híbrida e soluções de segurança, infraestrutura e performance na nuvem, entre outros temas. A abertura ocorrerá às 9 horas, seguindo-se a apresentação de Christian Appel e Victor Shinya, da IBM, que falarão a respeito da construção de aplicações em nuvem e suas múltiplas zonas de disponibilidade.
Às 10 horas começa a apresentação de Eduardo Francellino, da área de arquitetura de soluções em nuvem, sobre segurança e monitoração em clusters Kubernetes, gestão de logs, otimização de custos e performance. Às 10h40, Gustavo Morais, especialista técnico da IBM, abordará as maneiras de modernizar a infraestrutura utilizando tecnologias de multinuvem e DevOps e, às 11h20, será a vez de Ricardo Longo mostrar como gerenciar aplicativos nativos em nuvem em combinação com a telemetria de aplicativos legados. Para fechar o primeiro dia, Danilo Silveira, arquiteto de TI da IBM, discutirá code engine.
No dia 17, quarta-feira, a segunda trilha do do Talk’n’Labs se concentrará em machine learning e inteligência artificial, com a seguinte programação: abertura às 9 horas, seguindo-se “Meu modelo de machine learning está pronto. E agora, o que eu faço?”, com Fábio Lima, cientista de dados da IBM; às 10 horas, “O impacto do RPA e a hiperautomação”, com Vinicius Dutra, especialista em robótica e processo de automação da IBM.
Às 10h40, o tema será “Cultura e encantamento: como o Magalu humaniza a automação do atendimento em interfaces conversacionais”, com Rodrigo Castro, especialista em usabilidade no Magalu; às 11h20, “Como alavancar a gestão de risco com assistentes cognitivos”, com Jonathan Oliveira, especialista da IBM, e, às 12 horas, “Os avanços de auto IA com visão computacionais”, com Sandra Sergi, também da IBM.
Além da participação nas sessões de conhecimento e em um workshop técnico, o Talk’n’Labs também permitirá o esclarecimento de dúvidas e a apresentação de questionamentos relacionados a desafios específicos, além do networking com os profissionais do mercado.
#computação na nuvem#evento gratuito de tecnologia#evento gratuito IBM#IBM Talk’n’Labs#inteligência artificial#Machine Learning#multinuvem híbrida#Peixe Babel#performance na nuvem#solucoes de seguranca

Sundar Pichai disse que mesmo os modelos de IA de ponta são sujeitos a erro e o melhor é utilizá-los em conjunto com outras ferramentas
21/11/2025
Pesquisa IT Trends Snapshot prevê que em 2026 a prioridade será a segurança das informações, seguida da eficiência operacional
17/11/2025
Uma das inovações é o Raciocínio Geoespacial, que permite a conexão automática de diferentes modelos de IA da Terra
14/11/2025