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15/07/202503/01/2022
Por redação AIoT Brasil
Duas tecnologias de inteligência artificial desenvolvidas no Brasil estão sendo utilizadas pelo grupo de medicina diagnóstica CURA no atendimento a pacientes e no apoio ao trabalho dos médicos radiologistas. Ambos os projetos envolvem assistentes virtuais e fazem parte da estratégia de consolidação e unificação do CURA, que foi adquirido pela Vinci Partners em 2018 e no ano seguinte uniu-se ao Grupo Mérya, com atuação nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Segundo José Eduardo Venson, responsável pela área de tecnologia da empresa, os investimentos têm o objetivo de criar diferenciais capazes de apoiar o crescimento das atividades e melhorar a jornada dos pacientes e dos médicos. “No caso dos médicos, eles podem ficar mais focados no que realmente interessa, os cuidados com a saúde do paciente, e perder menos tempo em tarefas burocráticas, como digitar um laudo, por exemplo. Para os pacientes, é um novo canal de comunicação mais intuitivo e amigável, que proporciona melhores experiências”, disse.
Uma das soluções é a Iara Health, uma plataforma de reconhecimento de voz que usa IA para converter áudio em texto, a fim de reduzir erros e economizar tempo em exames radiológicos. Com vocabulário técnico, a ferramenta transcreve laudos e se adapta aos termos geralmente utilizados pelos médicos. O radiologista Marcelo Pachaly Dalcin, especialista em imagem do sistema musculoesquelético e coordenador de plantões na Medvia Diagnóstico, uma das unidades do grupo, explicou que a solução permite a entrega dos resultados em apenas uma hora, o que é impossível no modelo tradicional, em que o médico dita o laudo e depois ainda faz a revisão: “Esse processo atrasava o tempo de liberação de laudos em até 48 horas, o que é inviável quando trabalhamos com emergências. Uma das vantagens é que a assistente vai se adaptando à voz do usuário e evolui com o uso”.
A outra ferramenta de IA foi criada pela startup Nina Tecnologia para a confirmação da presença do paciente em consultas e exames. A assistente virtual também fornece instruções sobre a preparação para o exame, transfere agenda e envia o laudo médico. A interação ocorre por SMS, e-mail, WhatsApp ou telefone e pode ser configurada de acordo com o perfil do cliente.
Silmar Farina Farias, diretor de atendimento do CURA, afirma que a maior dificuldade é lidar manualmente com o grande volume de marcação de exames, e em 40 dias de testes com a Nina a taxa de confirmação da agenda foi de 95%. “A solução otimizou a rotina de agendamentos, além de proporcionar redução de custos. Principalmente, passamos a oferecer uma experiência de atendimento diferenciada na forma de agendar, confirmar e até mesmo entregar resultados no setor de medicina diagnóstica”, afirmou.
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