IA deve se tornar obrigatória na formação de professores
Conselho Nacional de Educação está criando as primeiras diretrizes para o uso da tecnologia no ensino no Brasil
31/07/202516/01/2024
Por redação AIoT Brasil
A IA generativa está conquistando também a área educacional. De acordo com uma pesquisa realizada pela Impact Research, 88% dos professores aprovam o uso da IAG no ensino. De olho nesse mercado, o CPET, plataforma educacional de cursos técnicos online, anuncio uma nova abordagem na interação aluno-tutor, incorporando a IAG para fortalecer o aprendizado e oferecer suporte personalizado.
“Adotamos um software alimentado pelo ChatGPT, modelo avançado de linguagem desenvolvido pela OpenAI e treinado com os conteúdos das disciplinas dos cursos, para criar uma experiência educacional única e eficaz”, afirma Ricardo Luiz Marcatto, presidente do CPET.
Segundo a instituição, todo o material didático é assimilado pela IAG enriquecendo a sua capacidade de oferecer suporte personalizado aos alunos. O investimento realizado pela CPET para ter a IAG em sua operação é realizado por consulta, além de um valor fixo para ter a plataforma que permite o treinamento.
Segundo Ricardo Luiz Marcatto, presidente do CPET, essa inovação representa um marco significativo na preparação de alunos para suas carreiras proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico e altamente personalizado às dúvidas de cada aluno. “O uso da IAG em nossa plataforma é feito no sentido de acompanhar a vanguarda das ferramentas de mercado, preparando os alunos para um futuro cada vez mais presente”, explica.
Os tutores serão deixados de lado?
O executivo enfatiza que a IAG é um complemento valioso à experiência de aprendizado humanizado, projetada para reforçar a relação entre aluno e tutor. “Embora a IAG forneça suporte instantâneo, os alunos são encorajados a entrar em contato com seus tutores para uma compreensão mais aprofundada, além disso, todas as atividades práticas continuam sendo exclusivamente corrigidas pelos tutores”, explica.
No futuro, a ferramenta também deve beneficiar os educadores ao oferecer feedback instantâneo sobre o desempenho dos alunos, permitindo que os professores identifiquem as áreas de aprimoramento e recursos adicionais para garantir uma trajetória educacional eficaz.
O CPET planeja, em 2024, implantar a IAG também para auxiliar alunos a resolver assuntos com a secretaria. O objetivo será eliminar as dúvidas recorrentes e mais simples, permitindo que a secretaria enfoque nas demandas mais complexas.
#aluno-tutor#área educacional#ChatGPT#CPET#IAG (Inteligência Artificial Generativa)#Impact Research#open AI
Conselho Nacional de Educação está criando as primeiras diretrizes para o uso da tecnologia no ensino no Brasil
31/07/2025Evento realizado na Suíça premiou equipe que desenvolveu dois robôs para resgate de pessoas em desastres naturais
18/07/2025Programa inédito terá carga total de 360 horas e duração de até 24 meses, com aulas online e ênfase na elaboração de políticas públicas
17/07/2025