Supercomputador de IA ajudará a criar vacina contra o câncer
Pesquisadores de Oxford poderão usar por 10 mil horas a poderosa máquina criada pela Universidade de Cambridge
29/08/202526/07/2022
Por redação AIoT Brasil
A transformação digital vem ganhando espaço crescente na área da saúde, que está mais aberta a inovações, principalmente no que se refere às ferramentas administrativas e no cuidado com os pacientes. Essa avaliação foi feita pela healthtech paulista Carefy, que oferece serviços de gestão e monitoramento de internações e, com base nessa experiência, indicou algumas das principais tendências tecnológicas do setor, com capacidade para melhorar o acesso ao atendimento.
De acordo com José Carlos de Moraes, cofundador e diretor de tecnologia da empresa, entre os destaques está aplicação de ciência dos dados e análise preditiva, que permitem a extração de informações mais estruturadas e com melhor resultado. Isso facilita o planejamento estratégico das empresas, na medida em que parte do trabalho é otimizada e o atendimento ao cliente se torna mais eficaz.
O armazenamento e a coleta de dados são igualmente importantes em muitos processos da área de saúde, particularmente no apoio à tomada de decisões mais racionais. Segundo a empresa, o uso de conjuntos de dados integrados já é comum em exames médicos, aplicativos de monitoramento dos pacientes, prontuários e até no setor financeiro.
Em relação à inteligência artificial, de forma geral, Moraes disse que a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia dos hospitais e operadoras de saúde: “Seja no suporte à tomada de decisão, seja na prevenção de algumas doenças, o uso de ferramentas de IA se tornou imprescindível e beneficia muitas pessoas, em diferentes situações. Com a IA é possível prever, por exemplo, o tempo médio de internação e os custos do atendimento, além de identificar anomalias”.
A telemedicina, por sua vez, ganhou uma nova dimensão durante a pandemia e foi alvo de grande número de inovações: “O atendimento remoto proporciona a interação entre o paciente e o profissional e se consolidou como uma tendência importante”, acrescentou Moraes.
#analise preditiva#big data#HealthTech#IA#inteligência artificial#monitoramento de internações#planejamento estratégico#saúde#serviços de gestão#telemedicina
Pesquisadores de Oxford poderão usar por 10 mil horas a poderosa máquina criada pela Universidade de Cambridge
29/08/2025Modelo criado por cientistas do MIT poderá ser usado para tratar obesidade, diabetes e outros distúrbios metabólicos
20/08/2025Pesquisa teve a participação de um brasileiro e mostrou a relação direta entre os pratos oferecidos nos restaurantes e os índices de saúde
15/08/2025