Esta semana a Amazon comemora 2 anos de seu serviço inteligente de voz no país; mercado de equipamentos para automação doméstica deve ultrapassar US$ 291 milhões em 2021, segundo a IDC Brasil
05/11/2021
Tamanho fonte
Por redação AIoT Brasil
Esta semana a Amazon comemora dois anos de lançamento da Alexa no Brasil e sete anos de seu serviço de voz no mundo. O setor de dispositivos pessoais inteligente no país tem forte potencial de crescimento, como atestam as previsões da IDC Brasil. Segundo a consultoria, a área de equipamentos para automação doméstica deve ultrapassar US$ 291 milhões em 2021 (crescimento de 21% em relação ao ano anterior). “Com mais tempo em casa, há necessidade de um lar mais funcional e inteligente”, explica Reinaldo Sakis, gerente de pesquisa e consultoria da consumer devices da IDC Brasil.
EchoShow 10, novo equipamento que utiliza a inteligência artificial da Amazon
Para marcar a data, levantamos alguns números e curiosidade sobre a Alexa no país:
São mais de 2.000 skils (aplicativos ) disponíveis.
“Alexa, bom dia” é uma das ativações mais solicitadas por aqui: foi dita mais de 38 milhões de vezes nos últimos 12 meses, quatro vezes mais do que no primeiro ano no país.
Nos últimos 12 meses foram lançados seis novos modelos de dispositivos Echo e Fire TV, entre eles o Echo Show 10, com display HD que se move automaticamente conforme as pessoas interagem com a Alexa, acompanhando o deslocamento do usuário.
Já são mais de 650 produtos compatíveis ou com Alexa embutida, fabricados por marcas como Samsung, LG, Multilaser, Intelbras, Positivo, Philips Hue, entre outras
Nos últimos 2 anos, a Alexa tornou-se uma aliada das pessoas com deficiência no Brasil, oferecendo ferramentas para ajudar em sua autonomia e independência ao realizar tarefas por comando de voz para ligar e desligar as luzes, ativar o ar-condicionado ou simplesmente escolher uma música. Em 2020, a Amazon criou o Prêmio Alexa de Acessibilidade.
Com as inscrições do prêmio, a Alexa ganhou 98 novas skills, como a vencedora “Memória Sonora”, que ajuda no desenvolvimento mental e na cognição, e a segunda colocada “Onde eu guardo isso”, que ajuda as pessoas a se lembrarem onde guardaram objetos.
Para continuar apoiando a comunidade de pessoas com deficiência, a Alexa fez parte do Teleton 2021, uma campanha da AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência) de incentivo a doações para a ONG, trazendo informações sobre o programa na voz da Alexa e divulgando histórias de como a IA apoia profissionais de saúde que cuidam de pessoas com deficiência e pessoas assistidas pela instituição.
Um dos jogos mais populares, o game de adivinhação Akinator, foi jogado mais de 3,4 milhões de vezes no último ano, seguido pelo “Jogo do Milhão”, com 2,1 milhões de partidas no mesmo período. A Galinha Pintadinha é outra skill de entretenimento muito popular, e já foi ativada mais de 1,6 milhão de vezes desde novembro de 2020.
“Alexa, me conte uma piada” foi solicitado mais de 20 milhões de vezes.
“Alexa, cante uma canção” foi pedido mais de 6 milhões de vezes.
“Alexa, cante parabéns a você” já foi pedido mais de 1,2 milhão de vezes.
Mundialmente, a IDC estima que a quantidade de vendas de Smart Home Devices cresça, em média, 11,9% nos próximos anos. Já o mercado brasileiro crescerá cerca de 30%. Produtos de segurança e eletrônicos (como plugs, lâmpadas e interruptores inteligentes), crescerão 32% cada, enquanto que os chamados speakers terão alta de 25%.